2ª Edição

Como o blog é uma ferramenta de diário, as postagens estão em ordem cronológica reversa. Para ler desde o início, clique neste link. Esta é a primeira postagem do blog.

Boa Leitura !
André

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

de volta ao Brasil.....

Enfim......Terra Nostra.

É no mínimo estranho, um sentimento misturado de felicidade e trsiteza. Acabou. It's over !

Deixei a Antártica da melhor maneira que se pode fazer: rápido e indolor. Se eu demorasse muito para pensar seria sofrimento. É como sair da sua casa por força maior. E ai vem o sentimento de saudades, dos amigos, da familia, das coisas boas que estão no Brasil. É no mínimo estranho mesmo. Minha aventura de retorno (sim...foi com certeza uma aventura) começou no dia 30.01 pela manhã, quando zarpamos as 05hs de Ferraz com destino a Frei, na espera que o vôo decolasse de Frei. Chegamos as 08h30 no ponto de fundeio com um céu fechado mas visibilidade boa. A pista estava clara e praticamente sem vento, pois as luzes da "Villa de las Estrelas", a cidade que os chilenos tem em Frei com 39 habitantes, chegavam a refletir na água. Alguns petréis-de-tormenta pescavam tranqüilamente ao lado do navio em uma cena absolutamente tranqüila.
Tudo certíssimo para um dia perfeito de pouso mas recebemos a ingrata notícia de que o “novo” velho Hércules tinha quebrado em Punta Arenas (de novo!) e não havia previsão de decolagem na parte da manhã. Em uma conversa com o coordenador do vôo, no entanto, aparentemente consegui uma vaga para retornar ao Brasil quando houvesse vôo. Dessa forma eu iria economizar em tempo e dinheiro, as custas de perder a travessia do Drake. Uma pena !

Quando já eram 12h30 passadas, logo depois do almoço, recebemos a noticia da decolagem do Hércules e que o mesmo chegaria as 15hs horário local. Corri com o resto da minha bagagem fazendo mágica para fechar tudo e exatamente as 14h15 desembarquei com todas as minhas coisas em Frei. Foi uma despedida rápida demais no navio...mesmo porque não dava tempo de fazer mais nada. Rosinha ficou a bordo e deixei para traz a possibilidade do Drake com o Ary Rongel. Mas ao mesmo tempo eu colocava um ponto final e indolor na minha participação nesta operação. (odeio despedidas !).

O vôo chegou como previsto e rapidamente embarcamos tudo (inclusive os parlamentares). Na passagem, um rápido “oi” para aqueles que chegavam, incluindo ai o Caio (que trabalha com a Rosa e comigo) e a Mônica (Bentos IOUSP). Precisariam de sorte lá (brincadeirinha rsrs).
[ a zona do Hércules com as bagagens todas e alguns dorminhocos - foto do celular ]

[ chegando em Punta Arenas, alguma montanha perdida no meio da Patagônia ]

Em 2hs de vôo avistamos o Cabo Horn e começamos a vislumbrar enormes montanhas cobertas de neve, a vista da Tierra del Fuego, e debaixo de um sol forte com 18ºC e mmmuuiiitttooooo vento, desembarcamos finalmente em Punta Arenas e quase perdi meu chapéu com tanto vento.

Meu tempo aqui foi curto: liguei para mamis, para a Mariana e para alguns amigos. Tomei um bom banho, comi algo e só deu tempo mesmo de sair na volta do quarteirão. Chegamos efetivamente ao hotel as 21hs, quando todo o comércio já estava fechado, ou seja, nada de presentes.

[ chegando no hotel depois da janta - é estranho ter "noite" rsrs ]

Foi dormir por volta da 01hs e rapidamente engatei no sono profundo até as 5hs15 quando levantei, fechei a mala, engoli um café e me aprontei na frente do hotel à espera do ônibus que nos levaria ao aeroporto. Depois de mmuuiiitttaaa zona com o embarque de bagagens, "muamba" (nem vou dizer de quem !) e andainas com as roupas antárticas, ficamos mofando umas 2 horas no aeroporto até a coordenação do vôo decidir quem embarcava onde pois um jato c-99 para os parlamentares estava aguardando na pista, mas que "não cabia" todas as bagagens e outros itens.

[ aguardando...e aguardando...e aguardando emPunta Arenas]

Acabamos por decolar para Pelotas as 11hs, o que nos colocaria em solo brasileiro somente as 5 da tarde. E foi o que aconteceu. Essas 6 horas de Hércules demoraram uma eternidade e num desconforto ampliado pela ausência de protetores de ouvido e pela saudades cada vez maior do Brasil. É incrivel como as saudades aumentam quanto mais próximo estamos do nosso destino.

[ nosso sherpa dorminhoco no Hércules rsrs mas afinal ninguém é de ferro ]

[ Terra a vista ! Baia Blanca na Argentina, bem embaixo do Hércules. Pelotas próxima ]

17h15 chegamos em Pelotas e ai a coisa foi feia ! Outros 2 hércules na pista, deslocados para o combate ao incêndio na reserva do Taim estavam estacionados e em 5 minutos soubemos que os pesquisadores que iriam para SP juntamente com um deputado deveriam embarcar em um deles. Quase perdi minhas malas ! e foi novamente um momento doloroso, pois a despedida dos amigos que seguiriam para o Rio teve ser rápida. Mas foi bom ! Eu ganhei um sorriso imenso nesse momento e acho que me marcou muito. Certas ligações criadas na Antártica são eternas.

[ O Hércules que levou a turma de SP para o Rio (porque quebrou). O espaço nem se compara ]

Embarcamos no Hércules 70, Marcelo (mineiro), Edson Jr (Bob), Alpino Geraldo, eu e o deputado Paulo Teixeira, juntamente com a familia do General Peternelli (Divisão de Blindados de Pelotas), com destino a SP, vazio e apenas com as nossas bagagens. Mas em menos de uma hora de vôo, um barulho estranho seguido pelo movimento anormal da tripulação, deu um banho de água fria nos nossos planos. Um dos motores falhou e tivemos que pousar no Rio, na base aérea dos Hércules no Galeão. Chegamos as 21hs30 e esperamos pelo menos uma hora e meia até um novo hércules (vazio), o de número 72, nos levar para a Base Aérea de São Paulo. Viagem turbulenta mas fácil, chegamos a 1h da manhã com a familia de todos os colegas esperando.

[ turma do Hércules - tripulação, os paulistas+mineiro e a familia do Gen. Peternelli ]

Que viagem !

Fiquei no aeroporto com o Marcelo, que aguardava o seu chefe para levá-lo imediatamente para Campinas, onde ele tinha hora marcada para analizar amostras no Sincrotron da UNICAMP ainda no dia 1 de fevereiro as 08hs da manhã (que loucura). E logo as 2h30 chegou o meu táxi com destino a São Caetano, onde estou agora, sob os cuidados de minha mãe, me enchendo de guloseimas e realmente com o descanso merecido !

[ mãe coruja - e filho na fase de engorda pós-antártica ]
[ já em Santos curtindo o calorzinho do verão ]

[ não é um mar gelado, mas é o mar, meu segundo lar ]

Amo todos vocês meus amigos....e agora posso dizer que apesar desse carinho, eu sinto uma saudades enorme de Punta Plaza, da neve, dos pinguins. Mas a Terra é redonda e gira gira e sei que ali vou retornar. Afinal, deixei algo guardado sobre as pedras de Punta Plaza, na certeza de que mais cedo ou mais tarde para lá eu irei.