2ª Edição

Como o blog é uma ferramenta de diário, as postagens estão em ordem cronológica reversa. Para ler desde o início, clique neste link. Esta é a primeira postagem do blog.

Boa Leitura !
André

domingo, 9 de dezembro de 2007

Countdown...3...2...1


"7D-1 e contando..." essa informação não me sai da cabeça, agora que está chegando o momento de voltar para a minha segunda casa. Já se foram mais de 7 anos desde que coloquei os pés em Ferraz (a Estação Antártica Comandante Ferraz) pela última vez. Ainda tenho que fazer as malas (ou melhor, a mochila), separar o que é mais importante, juntar a tralha eletrônica toda entre laptop, câmera, microfone, discos de dados e milhões de pequenas coisas tão sem importância da última vez, mas que agora não viveria 5 minutos sem elas por lá. É estranho imaginar que algumas coisas mudaram tanto. A foto ao lado, por exemplo, foi tirada no Glacier Ecology em 1995, em um ponto que não existe mais. Ele derreteu nos últimos 12-13 anos de tal forma que essa parte sumiu para sempre. No entanto, já sei que a sensação de frio vai ser intensa (é possivel saber a temperatura em tempo real por aqui, graças ao trabalho do Setzer & compania http://www.cptec.inpe.br/prod_antartica/telalogger/telalogger.html). "O verão que não é verão". Espero não congelar os dedos fazendo as coletas de água. rs rs!
Meias, muitas meias, camisetas, pulovers, gorro e luva, mais o cachecol da sorte e uma dúzia de outras coisas de frio. O resto das roupas especiais pego em Pelotas, na ESANTAR, e então vai estar tudo quase pronto. Ainda assim, não sei muito bem o que pensar. É um retorno conturbado pelas várias tarefas ainda a serem cumpridas por aqui. A unica coisa que resta a fazer é seguir um bom conselho de Albert Einstein: "Nunca penso no futuro, ele chega rápido demais."
"7D-1 e contando....". Dia D será 17.12 na Base Aérea do Galeão. Dentro do Hércules, com o som dos motores inconfundiveis daquela máquina de realizar sonhos, rumo à Pelotas e depois Punta Arenas no Chile, saberei que estou voltando ao lugar mágico novamente, e aquele bixo que todos falam que circula nas veias de quem já bebeu água salgada antártica vai despertar. Eu tenho muito que conversar com o Rei Pinguin....afinal, ele me realizou muitos sonhos, mesmo sem eu saber muito bem o que eu queria. Agora sei muito bem o que preciso fazer para agradecer mais essa oportunidade. "A água que bebi por lá, retornará em lágrimas de felicidade".


2 comentários:

  1. André, divirta-se, aproveite os segundos...
    PS.: Arrumando as minhas coisas, achei a carta que vc me enviou em 1995 (16 de fevereiro de 1995), com o timbre da Estação Antártica, nela vc diz que foi tão bom que nem sentiu frio, desejo o mesmo agora... rsrs... Bj, Dri.

    ResponderExcluir
  2. Andrezão, divirta-se!
    Nos falamos quando você voltar!

    Nico

    ResponderExcluir