Dia 29.12 começou um pouco mais tarde. A rotina de sábado começa as 08 hs com um café da manhã rápido e o início da "faxina geral". Todos na estação recebem tarefas de limpeza a serem cumpridas. Minha faina foi com a Alice, no corredor de acesso aos camarotes. Passar pano, lustrar as portas, encerar o chão. Feito isso, passei o resto da manhã limpando o quarto e organizando minhas coisas. Logo depois do almoço, fiz uma sessão de terapia quebrando o gelo na frente da estação com uma picareta. É um exercício de paciência e força, melhor que qualquer academia rsrs.
Por volta das 17 horas pegamos um bote e atravessamos a baia, em direção a Ponta Hennequin, próximo ao refúgio dos Equatorianos. A idéia era passar uma rede para pegar material para análise (Plancton). Ficamos quase uma hora passando a rede de um lado para outro mas não conseguimos pegar material suficiente para a análise. São necessarias 5 gramas para se analizar poluentes, mas já chegamos a filtrar mais de 18 mil litros de água sem que viesse pouco mais do que 2 gramas de material.
Mesmo assim, conseguimos excelentes amostras de microalgas, o foco da pesquisa da Priscila (Projeto Lucia). A felicidade dela ao microscópio olhando o ganho do dia é visível, não é mesmo ?! Um pouco depois da faina da coleta, consgui finalmente falar com a minha filha Mariana. Adorei !E ela me fez um pedido: batizar uma skua com o nome de "Mari Mariana" e anilhar em azul e branco. Já falei com a Erli e a Alice (Projeto Alice), e amanhã faremos isso, com direito a foto e tudo. Esse foi o "dia do pedido" da Mariana.
Depois de um excelente banho e um pouco de janta, o fim do dia foi marcado por um lindíssimo por de sol sobre a colina ao lado da estação, onde está o módulo de Meteorologia. Se não fosse pelo frio, ainda estaria por lá. rsrsr.
Boa noite antártica à todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário