O dia amanheceu cinzento na baia do Almirantado, com um vento leste persistente, hora indo para norte e hora voltando a nordeste. Com isso, muito gelo fragmentado apareceu boiando na baia em frente a estação. A missão do dia era pegar uma skua no módulo VLF, ao norte da estação, e anilha-la com as cores azul e branco, à pedidos da Mariana. E lá fomos todos nós: Alice, Erli, Doc e eu, subindo para o módulo atrás de uma skua.
Ali bem perto do módulo uma skua fez o seu ninho, e estava chocando um único ovo. O vento no momento começou a ficar mais forte e tivemos que redobrar o cuidado. Mesmo com um pouco de dificuldade (e depois de alimentar bem a skua), Alice conseguiu laçá-la e começou a faina de marcação: medição, anilhamento, etc. A skua com a anilha de número T44207 e duas pequenas anilhas nas cores azul e branco, agora é a "Mari Mariana". Acho que a Mariana vai gostar rsrsrs. Na foto da esquerda, Erli segura as anilhas da Mariana e na direita, Alice faz a marcação e verifica as anilhas.
Para aqueles que quiserem adotar uma ave antártica, é só entrar em contato que passarei para o grupo do projeto Alice (é sério !...não é brincadeira!).
O vento ficou cada vez mais forte e acabamos por voltar rapidamente para o quentinho e conforto da estação. O video mostra a situação da praia naquela hora.
Boa navegação !
Aaaaaai meu fundeio! rs
ResponderExcluir