2ª Edição

Como o blog é uma ferramenta de diário, as postagens estão em ordem cronológica reversa. Para ler desde o início, clique neste link. Esta é a primeira postagem do blog.

Boa Leitura !
André

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

O lugar mais lindo do Planeta

...e se chama Ilha Dufayel, na enseada Ezcurra.
O dia começou maravilhoso, com um nascer do sol espetacular. Tive uma noite tranquila, apesar do mau humor (segundo a Maga Rosalinda - foi causada pelo trânsito da lua!), e fui acordado pontualmente as 07:00 hs para nossa saída de campo com o bote. Rumo: Enseada Ezcurra, à sudoeste da estação. Um lugar por si só maravilhoso e tremendamente inóspito. Os Italianos tentaram montar um acampamento naquele lugar, há algum tempo atrás, e só não morreram de frio e de sede por sorte (para saber um pouco mais sobre a Ilha Rei George, recomendo acesso ao site http://www.kgis.scar.org/).
A idéia era coletar plâncton no fundo da enseada, atrás da Ilha Dufayel. Saimos de bote da estação Ferraz as 08:00 hs, mar de almirante, em dois botes. O primeiro, levando o Chefe e mais o grupo "bob" (Edson, Edson Jr. e Fábio), além de Marcelo (Grupo Criossolos). No outro bote, Santos e Stauf pilotando (militares do Grupo Base da Estação), Jussara (Arquiantar), Roberto Mineirinho (Criossolos), Priscila e eu (MABIREH). Deixamos Jussara, Roberto e Marcelo na estação polonesa de Arctowski, e o outro bote na entrada do Glacier Ecology, pescando Nototênias
Então.....com liberdade total de deslocamento, seguimos para o fundo da Enseada Ezcurra - "o lugar mais lindo do planeta" segundo Priscila. Por mais incrivel que pareça, mesmo com as temperaturas positivas das últimas semanas, o fundo inteiro da enseada estava recoberto de gelo. Não pudemos entrar atrás da ilha Dufayel, o pico de uma montanha que se eleva bem no meio da enseada. Ao fundo, paredões com mais de 100 metros de altura e geleiras eternas se fragmentando, formam uma paisagem digna de filme (O Senhor dos Anéis - por exemplo!).
A paisagem é tão emocionante que desligamos o motor e ficamos em silêncio por vários minutos, escutando apenas o barulho da água de uma cachoeira ao fundo da baia sobre as pedras da encosta. Na foto ao lado - Cathedral Rock (nem preciso explicar porque se chama assim rsrs). Fizemos nossa coleta em um ponto com profundidade de mais de 60 metros e, para nossa surpresa, viamos a rede à mais de 20 metros abaixo de nós. A água limpida e transparente trouxe um problema: não havia material para coletar. Então - decidimos aproveitar a paisagem. rsrsrs
Paramos então na Ilha Dufayel, no único ponto possivel: uma curta praia de não mais que 20 metros. Foto para posteridade, e ainda a impressionante água claríssima, mostrando até uma foca nadando abaixo da superficie com uma clareza impressionante.
Depois de alguns minutos de descanso nesse paraiso, retornamos à Arctowski (uma parada de ônibus ! rsrsrs), esperando nossos colegas do outro bote. Seguimos o caminho ventoso e gelado de Ferraz, para um fim de tarde com muito vento. Agora (praticamente 00hs de 28.12), o vento já beira os 30 nós de velocidade. Bom momento para ficar na cama com uma xícara de chocolate quente.
E que o Rei Pinguim nos traga bons ventos amanhã.

1. Hallo Andre,

ich kann mir ehrlich gesagt nicht so ganz vorstellen, dass Du mit diesem Aufenthalt in der Antarktis das Kapitel "Antarktis" in Deinem Leben schliessen moechtest. Du siehst viel zu gluecklich aus auf all den Fotos und Deine Berichte spruehen vor Begeisterung. Deine Gesichtsfarbe ist definitiv besser als meine, sitze ueber alten EisenEx-Daten im deutschen Hochnebel....
    Frohe Weihnachten und einen guten RUTSCH ins Jahr 2008!!!