2ª Edição

Como o blog é uma ferramenta de diário, as postagens estão em ordem cronológica reversa. Para ler desde o início, clique neste link. Esta é a primeira postagem do blog.

Boa Leitura !
André

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Mapas Instrutivos

Muita gente me pergunta onde fica Punta Plaza, ou Yellow Point, ou mesmo Ferraz. Acabei percebendo que falo desses lugares como se fosse na padaria lá da esquina. A Antártica é imensa e estamos apenas em uma ilha ao norte do continente. Brincamos muito dizendo que é o "hawaii da Antártica" pois aqui é bem mais quente que no meio do gelo. Agora mesmo, no Platô Detroit, cerca de 500 km ao sul de nossa posição e sobre uma calota de gelo, a temperatura é de -15ºC.

A Antártica é imensa e dinâmica. "Faça o que tiver que fazer o mais rápido possivel e quando puder, pois amanhã vc talvez não tenha a mesma chance".

Portanto, para facilitar a vida de quem lê esse blog e não faz a minima idéia de onde estou falando, aqui vão alguns mapinhas e informações. A imagem abaixo tirada do Google Earth mostra a posição da Antártica, na face polar do Hemisfério Sul, e bem na ponta da Peninsula Antártica estão as Ilhas Shetlands do Sul. A ilha do meio é a Rei George, onde fica a Estação Com. Ferraz.


Bem no meio da Ilha, está a Baia do Amirantado, essa reentrância em forma de "T", onde se encontra uma pequena península, chamada de Peninsula Keller. É nella que está a EACF, ou como chamamos - Ferraz. Coloquei na figura a localização dos pontos que normalmente falo. Não tem na figura uma escala decente, mas posso dizer que Punta Plaza e Ferraz tem uma distância a percorrer de mais ou menos 1 km, ou seja, para percorrer toda a peninsula de Yellow Point ao Refúgio II, deve ser mais ou menos uns 12 km. Por cima existe o Morro da Cruz, com 300 metros de altura e várias ravinas e campos de neve. Uma caminhada dificil, mas possivel de ser realizada.




Espero que esse mapa tenha ajudado um pouco. Qualquer dúvida é só escrever que respondo prontamente.

Saudações Antárticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário