2ª Edição

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Boa Leitura !
André

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

26 à 28 de janeiro - what is going on ???

[ * * Última atualização dia 29.01 as 01:30 hs * * leia até o final]



O dia 26.01 começou um tanto nublado, com uma névoa que necessariamente iria atrapalhar o pouso do Hércules da FAB. Mesmo assim, como estávamos com algumas janelas de tempo bom, levantamos ferro de Ferraz e seguimos para Frei. Na foto abaixo, o Ary Rongel aparece apenas como uma sombra no meio do nevoeiro.


Eu não consigo ficar parado por muito tempo e me ofereci voluntariamente para trabalhar no Palet de carga em Frei. Assim poderia ir a terra e me exercitar um pouco. Na mesma faina com o bote, deixamos nossos amigos parlamentares em terra. Se o Hércules não conseguisse pousar, eles ficariam em Frei e seguiríamos à Ilha Livingston para dar apoio ao Programa Antártico Búlgaro, resgatando 9 pesquisadores para transferência à Punta Arenas.

A foto acima mostra que o “Táxi Big Krill” funcionou bem, com os mergulhões do navio trabalhando muito a tarde toda. Quando chegamos ao hangar, só tivemos que esperar um pouco até o caminhão dos chilenos se aprontar, e aproveitei para tirar fotos ao lado do belíssimo “Black Hawk” que está na base chilena.

Começamos a carga no caminhão logo em seguida. O helicóptero do Ary Rongel estava no hangar para manutenção e transportamos as caixas que carregam as pás (entre várias outras coisas). Nada muito fácil, considerando o peso da caixa e principalmente o volume dela. Chegou a ser engraçado ver o barco com aquela caixa amarela imensa, parte para fora e o pessoal equilibrado sobre ela.


Carga feita, Água 64 à bordo, parlamentares acomodados em Frei, zarpamos rapidamente para Livingston já com a certeza de que não haveria vôo de apoio, por culpa do tempo ruim que pairava sobre a base. Sim...sim, só sobre a base, pois cerca de 2 milhas fora da área da base já tínhamos um belíssimo sol de fim de tarde (já eram mais de 20 hs !) e bom mar à frente. Chegaríamos a Livingston por volta das 6hs da manhã. Eu não fique muito tempo mais acordado e me recolhi às 21h30.

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dia 27.01 às 06hs já tínhamos recolhido todos os búlgaros, graças aos dois motores acoplados do Ary e da navegação tranqüila pelo estreito de Bransfield. O dia amanheceu com teto baixo escondendo boa parte das montanhas de Livingston. Mas logo em seguida o tempo abriu e conseguimos ver um dos picos, que segundo a carta náutica, tem 1.756 m de altura.


No caminho tinha um iceberg, vários pingüins pegando carona, e o mar a frente novamente tranqüilo, mas mal saímos do campo de visão de Livingston e já pegamos um denso nevoeiro à frente. Chegamos à Frei com adianto de uma hora (12 h horário local) mas infelizmente não se via um palmo na frente da proa e, provavelmente, nada de Hércules. Não passou muito tempo até descobrimos que realmente não haveria pouso da aeronave e restava saber se pegaríamos algum convidado em terra. Eles preferiram ficar na base chilena (e uruguaia, já que não tinha vaga para todos em Frei), e cá estamos capeando pela Baia Maxwell até o momento (19 hs), aguardando o desenrolar dos acontecimentos.

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Dia 28.01 amanheceu nas mesmas condições que o dia 27 terminou. Capeando pela Baia Maxwell, a única novidade foi o tráfego intenso pela baia. Tivemos o “Delphin”, um navio de turismo, entrando a toda máquina na baia completamente cerrada de nevoeiro, passando por nós e pelo “Elisabeth Boyle” dos coreanos na mesma situação que nós (capeando) e o “Lady M” ainda fundeado em frente a estação chilena. Nas fotos abaixo, o plotter e o radar mostram “exatamente” nossa situação no fim da tarde do dia 28.01.


Nesse mesmo horário soubemos que nem adiantaria esperar por aqui pois o Hércules “quebrou” em Punta Arenas e não teremos vôo nem amanhã. Agora são 19 hs e estão decidindo se voltamos a Ferraz pelo menos para termos conexão de Internet ou se seguimos diretamente à Punta Arenas, cancelando assim toda a fase dessa OPERANTAR. Os parlamentares continuam na base chilena e decidiram não nos acompanhar na travessia do Drake. Portanto, tudo permanece igual.
Quando houver o vôo, iremos descarregar carga e pesquisadores em Ferraz, zarpar para Ilha Elefante e seguir voando baixo pelo Drake em direção a Punta Arenas. Com a nova atualização, a data provável de aportar no Chile ficou para 02 de fevereiro.


A última atualização é que estamos fundeados na frente de Ferraz (01:30 hs de 29.01) e devemos permanecer o dia todo aqui. Pela manhã eu atualizo mais as informações.

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