2ª Edição

Como o blog é uma ferramenta de diário, as postagens estão em ordem cronológica reversa. Para ler desde o início, clique neste link. Esta é a primeira postagem do blog.

Boa Leitura !
André

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Despedida

o penúltimo domingo antes da partida de Ferraz também foi um domingo de despedida. Nessa madrugada (segunda), alguns colegas retornaram ao Brasil em um vôo da FAB. Na foto ao lado, as 05:30 hs da manhã, Arruda, Cleber, Flávio e Henrique finalizam a sua participação na OPERANTAR XXVI. Domingo que vem será a vez do restante do grupo, menos Rosinha e eu que ficaremos no navio Ary Rongel para a travessia do Drake.


Começamos o dia com a alvorada de domingo as 09 hs, em um dia meio cinza, com muito gelo na baia e sem o Ary Rongel na área. Aparentemente ele tinha ido à estação chilena Eduardo Frei para preparar o pallet de transporte para segunda. Logo depois do café, todos se engajaram na tarefa de preparar o churrasco de domingo, e a vinda de convidados: um bote polones e dois botes peruanos. Ainda deu tempo logo depois do café para subir até o Módulo VLF e ajudar o Henrique a descer uma caixa de aluminio com material para embarcar (ele é um dos que vai para o Brasil). E comecei também a limpar parte dos meus armários que estavam entulhados com roupas mal dobradas.



[ praia cheia de gelo nesse domingo. Foto da Erli ]


Não deu nem meio dia e os Poloneses chegaram. Com um pouco de trabalho eles chegaram à praia entre vários blocos de gelo de todos os tamanhos. Até que foi fácil, ajudado pelo casco de aluminio do bote deles. Os peruanos chegaram logo depois em dois botes, mas dessa vez de borracha, o que deu um pouco mais de trabalho, bravamente solucionado pelo Santinho com um trator na praia.


Uma mistura fina de pessoas: na foto, Neusa com a mergulhadora polonesa, o chefe Peruano, e os bicudos (eu e o Mineirinho) atrás. O churrasco transcorreu sem problemas e após um pouco de comida, eu já estava pronto para encarar uma caminhada até Punta Plaza, ajudar a Erli na observação de um casal de skuas, tentar capturar a skua mais arisca da Peninsula Keller, e também para me exercitar um pouco na parede de neve que existe por lá.


A tentativa de capturar a skua foi um fracasso ! Acho que da próxima vez vou convencer a Erli e a Alice de levar um estilingue (brincadeirinha) ! Mas pelo menos valeu a pena pela diversão na neve. A parede estava um pouco instável por causa da neve solta, mas nada que a piquete não resolvesse. Em pouco tempo subi pela escarpa, chegando na neve ultra-fofa lá de cima. Erli ficou embaixo fotografando (as skuas e torcendo para eu rolar lá de cima rsrsrs) e logo depois seguiu pela "escada" que eu fiz na neve (assim é fácil, né ?!). O tempo estava praticamente sem vento e deu para ver bem o outro lado da baia, com um navio americano carregando a base de "Copacabana" (é assim que eles chamam o refúgio americano perto de Arctowisk).


Dessa vez devidamente fotografado, subida tranquila e rápida, apenas para diversão (Thanks, Erli !). Mas então o estomago começou a roncar mais alto e começamos a caminhada de retorno para a estação. Voltamos para Ferraz com apenas mais uma parada para tirar fotos de uma foca dorminhoca perto do Refúgio I e um rápido aceno de mão para o bote dos peruanos que já levava os convidados embora da festa.



[ foca dorminhoca perto do Refúgio I ]



O resto do dia foi tranquilíssimo: janta, banho, internet, Mariana no Skype e cama ! e que venha segunda-feira !

Nenhum comentário:

Postar um comentário