Dormi pouco depois que os colegas foram embora. Cheguei a pegar o café da manhã e depois de uma horinha de sono consegui estar pronto para a limpeza do módulo VLF e da Meteoro II, para a chegada dos novos integrantes do grupo de pesquisadores e arsenal nesta segunda-feira.
Na segunda pela manhã, dia 14.01, fomos Geraldo e eu (na foto, fantasiado de "Sherpa Limpador" rsrs) para a limpeza dos módulos e depois dessa faina fiquei só resolvendo pequenas coisas, escrevendo, falando na net, essas coisas. Nem cheguei a colocar os pés fora da estação.
Na segunda pela manhã, dia 14.01, fomos Geraldo e eu (na foto, fantasiado de "Sherpa Limpador" rsrs) para a limpeza dos módulos e depois dessa faina fiquei só resolvendo pequenas coisas, escrevendo, falando na net, essas coisas. Nem cheguei a colocar os pés fora da estação.
De repente, logo depois do almoço, ouvimos um barulho de motor e quando consegui chegar na janela, os dois helicópteros do Ary Rongel estavam já em cima do heliponto, trazendo convidados "VIP"s para conhecer a estação. Como bons anfitriões normalmente o povo que não está de serviço fica ali pela porta para receber os convidados, um "small talk" ou mesmo ajudar na faina da recepção (café, algum brinde ou mesmo apresentar a estação) junto com o grupo Base.
[na foto, VIPs chegando à estação, recepcionados pelo Chefe e pela Sub]
Quando os vôos terminaram (sim, foram "alguns vôos" e não apenas um), já estávamos praticamente na hora do rancho da noite, já com a notícia de que o Ary chegaria com o pessoal para Ferraz por volta das 22 hs. E não foi diferente, apenas o vento que não deu trégua e ficou na casa dos 30 nós. Ainda sim, com o vento batendo de oeste e a proteção do Morro da Cruz, não chegaram a levantar ondas e por isso mesmo, o desembarque foi rápido
Na foto, vemos o Ary ao fundo com o pessoal do grupo base reunido na praia, e o bote do navio se aproximando com o povo para a estação.
Apresentações a parte, acabei conhecendo meu novo colega de quarto (Paulo, do CENPES), alguns ataques à cozinha e aquele burburinho normal das orgias gastronômicas da noite. Acabamos todos indo dormir tarde, por volta da 1 h da manhã.
Dia 15.01 começou com um lindo nascer do sol com uma leve névoa e uma grossa camada de neve por todos os lados. Me lembrei de um dia lindo como este no final do verão de 95 aqui em Ferraz, com o morro da Cruz coberto de glacê branco. Logo cedo no café determinamos o trabalho do dia: Refúgio II. Saimos de bote as 9:30 hs com Santos de proeiro e Stauffer de piloto. A bordo, Paulo (CENPES), Juju (Criossolos), Mariana (MMA) e eu.
Paramos próximos a uma colônia de gaivotas, depois do refúgio II e após algumas tentativas na água para coletar mais organismos, encerrei minha coleta de mãos vazias. Seguimos então até o fundo da baia onde a geleira começa.
É impressionante como a geleira naquele ponto regrediu ! Tenho fotos daquele local em 1995 e tenho certeza de que a regressão da geleira foi mais de 100 metros. Então, começamos a acompanhar o pessoal do projeto Criossolos: Roberto, Marcelo e Eduardo vieram a pé, juntamente com Anderson e Geraldo Alpinista, e subimos e descemos vários morros. A cada parada para as amostragens deles, eu seguia pela volta identificando os ninhos de skuas e gaivotas pelo caminho.
Quando chegamos na estação, por volta das 16 hs, estávamos exaustos. Um banho e comida era tudo que eu precisava. E ainda tivemos uma comemoração especial pelo aniversário de Fábio (novo morador de Ferraz) e de "Bob Pai" e "Bob Filho" (Edson e Edson Jr.). Bolo, coca-cola e salgadinho....e um lindo por de sol para terminar.
[ por de sol as 23:30 hs aqui em Ferraz ]
Amanhã será outro dia !
Nenhum comentário:
Postar um comentário