2ª Edição

Como o blog é uma ferramenta de diário, as postagens estão em ordem cronológica reversa. Para ler desde o início, clique neste link. Esta é a primeira postagem do blog.

Boa Leitura !
André

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Faina dos Bichos

como previsto no dia anterior, o dia 11 prometia. O café da manhã ocorreu para mim pontualmente as 07:30 hs, com calma e com pães de queijo. Calmamente. O highlight da manhã era a chegada antecipada do navio de apoio oceanográfico "Ary Rongel".
A estação estava agitada pois o navio aqui significa carga de trabalho redobrada.



Minha tarefa matinal era o lixo. Como amanhã (sábado) teremos a visita de um navio de turismo e mais ainda carga do Ary Rongel, decidi adiantar o serviço. Roberto "mineirinho" e eu pegamos firme no lixão, e passamos boa parte da manhã amassando papéis, latas e plásticos, que depois eram devidamente pesados, enfardados e etiquetados, tudo para ser enviado pelo navio para o Brasil. O serviço correu tranquilamente e logo chegou a hora do almoço.





Com o Ary na área, e diversas fainas acontecendo ao mesmo tempo, tivemos o prazer (ou perigo rsrsrs) de ter um verdadeiro "chefe" de cozinha para o almoço. Nosso chefe Sá de Melo com o uniforme de mestre-cuca nos proporcionou um excelente filé na chapa (se bem que os melhores pedaços ele mesmo comia ainda na cozinha !).



O início da tarde foi de preparação para mais uma coleta. Para quem já estava na lida desde cedo, o almoço serviu para uma sonequinha (rsrsrs e o Santinho ai na foto dormiu ali mesmo na porta da estação). Dessa vez, na área da própria estação, em um trecho da peninsula com mais ou menos uns 2 km. Vesti o sapão e fomos aproveitar a maré baixa para coletar nossos bixos. Pequenos crustáceos e alguns moluscos que vivem entre as pedras da costa.
Vários blocos de gelo estavam no meio do caminho, o que proporcionava uma visão no mínimo curiosa.




[ Eu de sapão dentro d'água - foto: Erli] [o resultado da coleta - um vidro cheio de Waldeckias]


Rosinha, Priscila e eu seguimos para o primeiro ponto no caminho para Yellow Point, aos pés de uma cachoeira de degelo. Alguns blocos enormes de gelo ficavam pelo caminho. A tarefa era ficar (eu! no caso) dentro d'água, movimentando as pedras com o joelho, e quando os bichos saiam do meio delas, eu juntava tudo com uma peneira.




A espécie dominante é um pequeno anfípoda com o nome de Weldeckia obesa. Outros organismos estranhos também foram vistos. O mais curioso foi uma estrela do mar, que estava se alimentando nas pedras perto da praia. Estranho ver um bixo que conhecemos das nossas praias em um local tão frio como aqui. A temperatura da água estava por volta de 1,8ºC.





Depois dessa faina toda, veio o refresco: banho, janta e descanso. E da mesma forma que ontem já sei que amanhã tem mais !









Nenhum comentário:

Postar um comentário