2ª Edição

Como o blog é uma ferramenta de diário, as postagens estão em ordem cronológica reversa. Para ler desde o início, clique neste link. Esta é a primeira postagem do blog.

Boa Leitura !
André

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

a segunda despedida

* * Obs * * Este blog está desatualizado em dois dias. Como estamos navegando mais do que de costume, estou entrando na rede apenas quando o Ary fundeia na frente de Ferraz, coisa que tem acontecido pouco. Irei fazer mais uma postagem hoje.
----------------------------------------------------------
As coletas da Priscila ocorreram tranquilamente em intervalos regulares de 3-4 horas durante todo o dia. Até que as 17 horas, ela aproveitou uma "lingada" (ida do bote à praia) para desembarcar e trocou com a Rosalinda, que subiu definitivamente a bordo. Eu já tinha trazido todas as minhas coisas, mas ainda não estava definitivamente alojado. As 20 horas fizemos a última coleta e depois disso tive o prazer de um bom banho e boa comida, mas não conseguia dormir. Acho que o cansaço era tanto que simplesmente não dava. Então fiz a postagem anterior, falei com a minha querida Mariana e depois fui dormir....cansado e exausto.

Dia 24.01 as 5 hs da manhã eu acordei com o pessoal chegando de Ferraz - os outros pesquisadores que iriam para Punta Arenas hoje. Como era muito cedo, a maioria ficou dormindo onde podia (principalmente na Praça D'armas, como na foto acima). As 6 hs começamos a nos mover para a base chilena Eduardo Frei, para o desembarque deles e embarque da comissão parlamentar para assuntos antárticos (é isso mesmo ! existe !).
O desembarque foi uma loucura - uma verdadeira feira de mustangues laranjas e malas embaladas em sacos de lixo (para não molhar). A foto acima é um exemplo de como ficou o deck da popa. Últimas despedidas e ultimas lágrimas, nossos amigos deixaram o Ary Rongel rumo a base aérea enquanto que nós no navio (Rosinha e eu) começamos a nos desalojar dos camarotes que iriam ser preparados para receber os parlamentares e convidados. Nas fotos abaixo, o desembarque do pessoal com um belíssimo sol e céu azul na Baia Maxwell.
As 12:30 hs exatamente o Hércules da FAB passou sobre o navio em uma longa curva e com um céu de almirante, pouso na base chilena, e aos poucos começaram os vôos de helicóptero trazendo os convidados para o navio. O pessoal da "faxina do esquadrão aéreo" trabalhou intensamente nessas horas, juntamente com o grupo de mergulho e os botes. Nas fotos, equipe do convôo e a “Águia 69” pousando no Ary.
Essa faina de transporte terminou absolutamente na mesma hora que o tempo fechou completamente e deixamos de enxergar a costa, apenas 500 metros do navio. Enquanto o tempo estava bom, consegui até mesmo tirar uma foto ao lado do “bode verde”, símbolo da hidrografia, da qual faz parte o Ary Rongel.

Uma curiosidade: quase no final da faina, vimos um Iate de luxo se aproximando - "Lady M" (foto abaixo). É um iate de um magnata que simplesmente estava passeando na Antartica. Muito chique ! mas gostaria de saber como foi que ele passou o Drake rsrs.
As 15:30 hs largamos em direção a Ferraz e fui me enfiar no meu saco de dormir, em um container no porão superior. Adormeci profundamente e só fui acordado pela Rosalinda por volta das 18 hs dizendo que estávamos novamente em Ferraz e que poderiamos desembarcar se quiséssemos. Uma curta lingada de bote e estavamos novamente no solo da estação. Foi estranho, mas ao mesmo tempo bom, pois pude me despedir novamente de forma adequada de alguns amigos do grupo base. Ficamos cerca de 1 hora e meia por lá e retornamos ao navio, onde tivemos um coquetel com os convidados, small talks e diversão.
Agora são 3 hs da manhã de 25.01 e estou indo novamente me enfiar em meu casulo da North Face (que saco de dormir delicioso !!!)

Se der entrarei novamente amanhã...e então mostro algumas curiosidades do navio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário