2ª Edição

Como o blog é uma ferramenta de diário, as postagens estão em ordem cronológica reversa. Para ler desde o início, clique neste link. Esta é a primeira postagem do blog.

Boa Leitura !
André

sábado, 5 de janeiro de 2008

Punta Plaza

um sábado para dormir ! Foi isso que eu pensei quando decidi desligar o relógio que me incomodava as 07hs da manhã mesmo eu não tendo que acordar. Como hoje teriamos uma visita de parte do grupo na estação peruana de Machu Pichu, adiantei a faina do lixo para ontem e poderia ficar enrolado no meu cobertor até tarde. Engano meu !
Fui acordado por um barulhento aspirador de pó com uma batida na porta: precisavam usar a tomada do meu quarto para continuar com a faina barulhenta. Por motivos de censura, o que eu pensei na hora foi cortado do blog rsrsrs. Já que o jeito era levantar mesmo, fui para a Skua, limpar mais neve acumulada. Fiquei apenas um pouco por lá, já que tinha combinado com Erli de ir até Punta Plaza marcar o ninho que eu vi ontem pouco antes da escalada.

[ Tirando a neve da treliça da Skua ]



Partimos para Punta Plaza, nos deparando com uma foca dorminhoca na praia (que inveja), e algumas skuas tomando banho. Descendo da Meteorologia, vinha Gabriel, o "caçador de tesouros". Vasculhando a colina logo abaixo da Meteoro, ele encontrou capsulas calibre 22 e de calibre 12, reliquias dos tempos dos ingleses onde se matavam focas à tiros para servir de alimento.

[ Foca dorminhoca, em frente ao refugio 1 ]




Logo que chegamos à Punta Plaza, fizemos a marcação do ovo que eu tinha encontrado no dia anterior, e subimos para um platô logo acima. Duas baleias estavam nadando bem próximo, a ponto de ouvirmos os esgichos de água. Várias skuas fizeram ninhos pelo platô, marcamos "Pedro", uma skua de porte pequeno que acabou dando um "olé" na Erli e sujando (daquilo mesmo !! rsrs) a câmera dela. Realmente a vista do platô é algo excepcional, e dava para ver com perfeição um grande navio de turismo ancorado perto da base polonesa de Arctowski.

[ Mosaico de fotos de Punta Plaza, vista do Platô ]


A volta de Punta Plaza foi por cima, pelas cristas dos morros que rodeiam a borda sul do Morro da Cruz. Algumas skuas mais, vários ovos, e uma visão muito bonita da baia. Na passagem de descida, demos uma parada na Santinha que protege Ferraz. Ela está em uma casinha de madeira pintada de vermelho, logo acima das cruzes (essa história eu conto outro dia).


[ Santinha que protege Ferraz ]

Um comentário:

  1. Detalhes da aventura: 1. Não foi só a minha câmera que a Skua sujou (hehehe) 2. Vou voltar para me vingar de Pedro - já que ele fugiu antes do término das coletas 3. Esqueceu de mencionar que fiou "morto" depois de subir e descer os morros... bjs

    ResponderExcluir