2ª Edição

Como o blog é uma ferramenta de diário, as postagens estão em ordem cronológica reversa. Para ler desde o início, clique neste link. Esta é a primeira postagem do blog.

Boa Leitura !
André

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Vento ventania

O dia 09.01 começou cinza e fechado como no dia anterior, mas com bem menos vento, o que possibilitou nossa saida de bote para as coletas no meio da baia. Finalmente a Priscila deu um sorriso e diminuiu aquela aflição de não conseguir coletar para o experimento dela. A visibilidade estava ruim a muito ruim, com neve caindo, o que dificultou um pouco a operação do bote mas no final acabou dando tudo certo (um pouco molhados, mas certo).

O tempo piorou bastante logo depois da coleta, mas como eu tinha que fazer medições de ondas em Punta Plaza, mesmo com baixa visibilidade e vento foi possivel sair da estação (sempre acompanhado e bem agasalhado). Afinal - ISSO aqui é Antártica e não o Hawaii. Era de se esperar que o tempo ficasse ruim, não é mesmo ?!

Aproveitei a compania da Erli para me ajudar com as ondas, e ao mesmo tempo fomos verificar os ninhos de skuas lá em Punta Plaza. É muito dificil explicar o que é sair com tempo ruim, ou transmitir em palavras o que é o vento forte entrando pela boca, com neve, ou mesmo as rajadas de vento que quase te derrubam no chão. Pode parecer um quadro tenebroso, mas saibam que deu até para anilharmos uma nova skua, o "mineirinho" (apelidado dessa forma porque ficou muito quietinho depois de capturado, dentro de um saco.




Na foto, a companheira de "Mineirinho" chocando um ovo dentro do ninho. Achamos que estava mais confortável dentro do saco e no colo da Erli do que no frio de fora rsrsrs. Duas pessoas bem agasalhadas e equipadas podem perfeitamente andar nessas condições. É óbvio que toda a cautela é necessária, mas foi um passeio agradável e produtivo.

Retornamos as 20 hs para o calor da estação, com direito a sopa quente, salpicão de peru e vinho branco, chocolate de sobremesa. Um bom banho e estou pronto para deitar em minha cama quente.

O melhor de sair no frio e na neve é que tudo depois torna-se mais confortável. O video abaixo é uma junção de pequenas sequencias gravadas no dia de hoje. Divirtam-se.
Caso o video não abra, existe uma versão no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qg5wLtxXhkk).




Nenhum comentário:

Postar um comentário