3o Etapa da Operação Antártica XXVI - 17.12.07 à 05.02.08 (Fotos e contribuições de Rosinha "Guru" Montone, Priscila "Biscoito" Lange & Erli "Skua" Costa)
2ª Edição
segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
A lua e o boneco de neve...
domingo, 30 de dezembro de 2007
todo domingo é dia de ...
A Skua "Mariana"
Boa navegação !
O dia do pedido...
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Skuas 4 x Caçadores ZERO
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
O lugar mais lindo do Planeta
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Mapas Instrutivos
A Antártica é imensa e dinâmica. "Faça o que tiver que fazer o mais rápido possivel e quando puder, pois amanhã vc talvez não tenha a mesma chance".
Bem no meio da Ilha, está a Baia do Amirantado, essa reentrância em forma de "T", onde se encontra uma pequena península, chamada de Peninsula Keller. É nella que está a EACF, ou como chamamos - Ferraz. Coloquei na figura a localização dos pontos que normalmente falo. Não tem na figura uma escala decente, mas posso dizer que Punta Plaza e Ferraz tem uma distância a percorrer de mais ou menos 1 km, ou seja, para percorrer toda a peninsula de Yellow Point ao Refúgio II, deve ser mais ou menos uns 12 km. Por cima existe o Morro da Cruz, com 300 metros de altura e várias ravinas e campos de neve. Uma caminhada dificil, mas possivel de ser realizada.
Espero que esse mapa tenha ajudado um pouco. Qualquer dúvida é só escrever que respondo prontamente.
Saudações Antárticas.
Yellow Point
25.12 Dia de Natal
[ Na foto, Rosalinda, o Chefe Sá de Mello, Marcelo (ao fundo), Gabriel e eu (cozinheiros do dia) ]
Muito muito muito trampo, mas no final das contas deu certo. Depois disso, saí e fui dar suporte ao grupo da Erli e da Aline, novamente pegando Skuas. Fomos até Ponta Plaza, juntamente com mais alguns visitantes, de onde voltamos com muito muito muito frio. Na foto, notem uma raríssima "foca priscilliana" deitada na neve (rs rs).
Parte do trabalho em Punta Plaza foi de medir ondas. Mas como esse lugar é especial e mágico, aproveitamos para meditar um pouco. Na foto abaixo, Rosa está na "pedra do altar". Aquele lugar é um verdadeiro santuário.
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
24.12 Madrugada de Natal
Na foto ao lado, uma microalga linda (Corethron), fotografada diretamente do microscópio (graças a técnica maravilhosa da Priscila Lange que tem dado uma força enorme no meu trabalho).
Se tudo der certo, muito em breve terei um belo cultivo dessas alguinhas fantásticas.
Nossa ceia foi tranquila, com muita festa e muitas fotos. Momentos divertidos, boas lembranças, bom papo, bons novos amigos ao lado. Não tenho o que reclamar.
E ainda deu tempo para tirar uma bela foto do pôr do sol visto do Heliponto. Um final de dia (ou inicio dele rsrsrs) memorável. Amanhã (25.12) estarei de serviço na cozinha e já me preparando psicologicamente para servir 51 pessoas esfomeadas e no ritmo de feriado. Embora o dia 25.12 seja de descanso, já sei que depois da faina na cozinha devo acompanhar Erli e Alice novamente a uma caçada de skuas, em Yellow Point, ao norte da estação.
Que bons ventos do sul traga felicidades à todos os leitores.
segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
(Reflexões) Um Natal Diferente....
Dia 23 - O Caçador de Skuas
Na altura de Ipanema, logo depois de Punta Plaza, encontramos um ninho de gaivota, com dois ovos. Subimos para marcar, pesar os ovos e fazer anotações, enquanto que os pais aflitos ficavam circulando na nossa volta. Logo em seguida, mais um ninho, desta vez de Sterna, e mais adiante, encontramos uma skua bem magrinha que acabou sendo capturada no laço para passar uma pequena mas importante tortura logo depois: medir, pesar, tirar sangue e amostrar as penas. Depois de várias bicadas e muita sujeira (elas fazem cocô sem parar enquanto estão presas), ela acabou sendo solta ainda em Ipanema.
Seguimos logo depois adiante, rumo ao Refúgio II e a colônia de Larus no meio do caminho. Avistamos cerca de 13 filhotes e saimos a caça dos pequenos. Foram também marcados e pesados, e logo depois soltos, sem muito stress (para eles rsrsrs !).
sábado, 22 de dezembro de 2007
Dia 22 - festa do solstício
Dia da festa do solsticio de verão, e para variar o tempo ficou muito instável, o que prendeu todos na estação. Passamos o dia na faina de limpeza geral e pequenos reparos no lab. Fiquei muito tempo no laboratório e no meu quarto...o camarote Nº8, repleto de fotos e cartões da Mariana (saudades !).
Amanhã irei postar com fotos da festa.
Saudações antárticas !
Mais um dia de sol
Na dupla do dia, Neusa (de vermelho na foto abaixo) preparou um café da manhã especial. Mesmo se recusando a tirar a foto com a Sub-chefinha Janaina (de azul), nos passou um excelente alto astral no amanhecer.
Depois da faxina da estação, tiramos o resto do dia para coletas de água até Punta Plaza, um local mágico cerca de 2 km ao sul da estação, na ponta da península Keller, onde se encontra Ferraz. Fui vestido de "sapão", o impermeável para entrar na água, e mesmo com todo o trabalho de coleta, ainda sobrou tempo para umas fotos. Aqui abaixo, estão Rosinha e eu, deitados nas pedras de Punta Plaza.
Como trabalhar é importante também, entrei no meio do gelo por lá para pegar umas amostras de água e testar a eficiência da rede (foto abaixo). Aproveitei a saída da água para ver se conseguia subir em um bloco de gelo (foto mais abaixo), o que se mostrou um verdadeiro fiasco ! não sei como uma foca consegue subir tão fácil (e sem as mãos!!) em um bloco como esse. É...a necessidade de descanso sobre o gelo apra ela é maior que a minha rsrsrs.
Amanhã é faxina geral na estação e provavelmente teremos mais um dia de sol. Depois eu coloco mais fotos para mostrar como é o dia a dia da estação e mais ainda com o agravante da falta de água.
Vou dormir...mais uma vez... sob o céu azul e sem nuvens de uma noite clara antártica.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
O primeiro dia na Enseada Martel
O escritório (acima) e os colegas de trabalho vestidos à rigor (abaixo)
Agora, preciso dormir. Uma boa noite antártica à todos......(z..z..z..z..z..z..z..z..z)
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
RUMO UNO-OITO-ZERO (Parte III) Punta Arenas
A programação foi: concentração no hotel as 0600 e vôo as 0800 com destino a Frei. Novamente consegui tirar um cochilo dentro do Hércules, me espreguiçando nas andainas, e chegamos as 10:30 hs em Frei, com temperatura de -1ºC e sensação de -10ºC por causa do vento. A foto ao lado mostra o Hércules ao fundo e muita neve pelo meio da base, mesmo em frente ao hangar. Largamos todas as coisas na base aérea e dai prá frente foi uma festa só com o reencontro de velhos amigos, alguns voltando, outros ficando.
Foi emocionante....entrar novamente depois de tantos anos na baia do Almirantado, rever as paisagens já conhecidas, até o mesmo cantinho na asa de bombordo do Ary Rongel, onde eu mais gostava de ficar observando o mar gelado.
Agora em Ferraz, preciso apenas DORMIR !!! Começa mais uma operação antártica para mim, dessa vez em uma estação completamente diferente daquela que eu conheci anos atrás. Teremos reunião de boas vindas agora na quinta pela manhã e então irei aos poucos revendo os cantos mágicos desse lugar.
Saudações ANTÁRTICAS.